Dra Izabella Rached – Dermatologista, alergologista e imunologista clínica

Imunologia

Especialidade Imunologia

O Estudo do sistema imunológico

O que é a Imunologia

A imunologia é o ramo da ciência que se concentra no estudo do sistema imunológico e sua resposta a várias doenças e infecções. Ela desempenha um papel fundamental na compreensão de como o mecanismo de defesa do nosso corpo luta contra patógenos nocivos e substâncias estranhas.

capa imunologia

Venha nos visitar

Agende sua consulta

Aqui você pode agendar sua consulta dermatológica ou alérgica, marcar seus exames ou tratamentos na clínica da Dra. Izabella Rached. Agende agora mesmo sua consulta pelo whatsapp e venha nos visitar.

Edit Template
Imunologia

O que é o Sistema Imunológico

O sistema imunológico é composto por duas linhas principais de defesa: a imunidade inata e a imunidade adaptativa. O sistema imunológico inato, composto por células como macrófagos e neutrófilos, atua como a primeira linha de defesa contra microrganismos comuns e infecções bacterianas. Entretanto, ele nem sempre é capaz de eliminar totalmente os patógenos. É nesse ponto que o sistema imunológico adaptativo entra em ação. O sistema imunológico adaptativo, especificamente os linfócitos, evoluiu para oferecer uma defesa mais versátil e eficaz, proporcionando maior proteção contra reinfecções subsequentes.

O sistema imune inato desempenha um papel fundamental na iniciação e no direcionamento das respostas imunes adaptativas. Ele auxilia na remoção de patógenos visados pelo sistema imunológico adaptativo e contribui para o controle de infecções durante o período inicial de 4 a 7 dias antes que a resposta imunológica adaptativa entre em vigor. A resposta imune inata é desencadeada principalmente por bactérias, levando à ativação de macrófagos e à liberação de citocinas, quimiocinas e fragmentos de complemento que levam à inflamação. A inflamação causa calor, dor, vermelhidão e inchaço e atrai neutrófilos e monócitos para a área infectada. Os neutrófilos e macrófagos desempenham um papel fundamental na absorção e destruição de microorganismos invasores. Além disso, a resposta imune inata aumenta o fluxo de linfa contendo antígeno e células portadoras de antígeno para os tecidos linfóides, contribuindo para a ativação da imunidade adaptativa.

Os órgãos e tecidos associados ao sistema imunológico incluem o timo e a medula óssea, os linfonodos e os vasos, o baço e a pele. A medula óssea é o local onde são criados diferentes tipos de células imunológicas, incluindo células B e células T. Os linfonodos estão estrategicamente localizados em todo o corpo e se tornam centros ativos quando um patógeno é detectado. Os vasos sanguíneos e linfáticos desempenham papéis essenciais na função imunológica dos linfonodos. O baço filtra o sangue para detectar patógenos e ativa as células do sistema imunológico para neutralizá-los. A pele, que cobre todo o corpo, também é uma parte importante do sistema imunológico.

A imunologia abriu caminho para os avanços nos tratamentos médicos, como a imunoterapia, que utiliza o próprio sistema imunológico do corpo para combater doenças como o câncer. Ao compreender como nosso sistema imunológico funciona, os cientistas conseguem desenvolver terapias direcionadas que podem aprimorar nossas defesas naturais contra doenças. A imunologia continua sendo um campo em rápida evolução com grande potencial para melhorar os resultados da saúde.

Saiba tudo sobre nossos Exames e Tratamentos

Edit Template

Convênios atendidos em Alergologia

Convênios não credenciados,
atendimento somente no particular e reembolso.

Edit Template

Responda sua perguntas Dúvidas

Com consulta online, você obtém a mesma ajuda do especialista como se estivesse indo ao consultório. Entre em contato conosco, veja como pode fazer o pagamento e conecte-se.

Você também pode receber Prescrição digital (exceto receitas controladas).

Prepare-se 10 minutos antes da consulta e verifique se o seu smartphone ou notebook está com a bateria carregada. Para uma vídeochamada, verifique se tudo funciona: conexão com a internet, câmera e microfone. Prepare também a documentação médica (como resultado de um exame) caso precise mostrar na consulta.

Vídeo consulta

Você e o especialista conectarão usando a ferramenta de vídeochamada da Doctoralia (você não precisará baixar nada), ou outro aplicativo que o seu especialista sugerir.

Consulta por telefone

Você e o especialista se conectarão por telefone.

Chat

Você e o especialista se conectarão por chat e a comunicação será escrita.

Primeiro, selecione a data e o horário da consulta, no painel ao lado.

Em outras etapas, insira suas informações pessoais. Após o agendamento, você receberá uma confirmação com todas as informações essenciais, além de um lembrete sobre a próxima consulta.

Método de pagamento: Cartão de Débito, Cartão de Crédito, Transferência Bancária

Você efetua o pagamento durante o agendamento de sua consulta online. Nós aguardamos por seu pagamento por 30 minutos. Caso você não efetue o pagamento, precisaremos cancelar seu agendamento.

O pagamento para a consulta vai diretamente para o especialista, que também é responsável por determinar sua própria política de cancelamento e reembolso.

Segurança

Durante a pandemia da COVID-19, é mais seguro ficar em casa. Agora você pode receber ajuda profissional sem sair de casa.

Economiza tempo

Você não precisará mais esperar em uma sala até que seja atendido. E, se você tiver que esperar, faça-o onde quiser, fazendo o que quiser.

Conveniência

Economize tempo sem precisar se deslocar para a consulta. Você é atendido durante o seu horário de almoço, por exemplo.

Edit Template
Rolar para cima