Dra Izabella Rached – Dermatologista, alergologista e imunologista clínica

O que é alergia

O que é alergia

A alergia é uma resposta exagerada e excessiva do sistema imunológico contra substâncias diversas que entram em contato com o organismo, seja pela via respiratória, pela via cutânea ou até mesmo por ingestão. 

Essas substâncias podem ser bastante variadas e são chamadas de alérgenos. Alguns exemplos de causadores comuns de alergia incluem os ácaros, presentes na poeira, os fungos, certos tipos de medicamentos, os pelos de animais domésticos, nozes de todas as variedades, a picada de um inseto, certos tipos de plantas, alguns frutos do mar, o pólen das flores e alguns metais, como a prata.

Na alergia, o próprio corpo ataca a si mesmo, causando diversas consequências, que podem ser mais ou menos graves. Algumas pessoas também são mais sensíveis que as outras, sendo assim, uma substância pode causar uma grande reação alérgica em uma pessoa, enquanto outras não sentem nada de diferente ou adverso e outras ainda sentem leves reações, como um olho que fica mais seco ou pequenas erupções que surgem na pele.

É por conta dessa sensibilidade e hipersensibilidade que os sintomas de alergia são tão variados. Eles variam diretamente de acordo com os tipos de alergia que a pessoa possui.

Muitas pessoas sentem a alergia na pele, apresentando erupções cutâneas, bolhas, vermelhidão, coceira intensa na pele e inchaço, enquanto outras sentem sintomas respiratórios, como coriza constante, espirros, tosse, chiado no peito e dificuldade para respirar, causados pela alergia respiratória. 

A alergia alimentar se apresenta por meio de sintomas como diarreia, náusea, vômitos e até mesmo erupções cutâneas, com direito a um formigamento na região dos lábios. Na alergia ocular, a pessoa acaba ficando com o olho mais seco ou que lacrimeja mais do que o normal, causando uma conjuntivite alérgica.

A alergologista faz o processo de identificar a que tipo de substância a pessoa é alérgica, por meio de uma série de testes e de exames. Isso permite que a pessoa com alergia evite ao máximo o contato com esses materiais no futuro.

Estamos a disposição para responder suas perguntas no nosso consultório, agende uma consulta hoje mesmo e vamos conversar.

Deixe um comentário

Rolar para cima