Dra Izabella Rached – Dermatologista, alergologista e imunologista clínica

o que é psoríase

O que é Psoríase

A psoríase é uma doença inflamatória crônica da pele, que também pode acometer couro cabeludo, unhas e mucosas, não contagiosa, associada à predisposição genética e uma gama de fatores ambientais desencadeantes (como por exemplo: estresse, frio, uso de alguns medicamentos, obesidade, bebidas alcoólicas e fumo).

Quadro Clínico da Psoríase 

O quadro clínico na psoríase varia de acordo com a gravidade da doença e sua forma de apresentação. 

Mas a mais comum, também conhecida como psoríase vulgar, manifesta-se por placas vermelhas no corpo, com descamação esbranquiçada ou “prateada”, podendo estar associada à coceira ou sensação de queimação e dor.

Cotovelos, joelhos, couro cabeludo e região lombar frequentemente apresentam lesões, apesar de qualquer área do corpo poder estar envolvida.

Muitas vezes as unhas são acometidas, mostrando-se espessas e com deformidades, chegando até a descolamento do leito ungueal.

O processo inflamatório na psoríase consegue ainda levar a manifestações em articulações (artrite psoriásica), cardiovasculares, metabólicas e doença inflamatória intestinal.

Tratamento

O tratamento da psoríase é realizado de acordo com a variante apresentada, localização e extensão das lesões.

Casos mais leves podem se beneficiar apenas com tratamentos tópicos, incluindo hidratação da pele, uso de cremes e pomadas anti-inflamatórias, além de fototerapia.

Por outro lado, casos de psoríase grave e/ou associados à artrite psoriásica necessitam de tratamento com imunossupressores, ou medicamentos que atuam bloqueando etapas fundamentais e específicas na cascata da inflamação relacionada à psoríase. Essas medicações são os imunobiológicos.

Para um diagnóstico correto procure uma médica #dermatologista e esclareça suas dúvidas.

Estamos a disposição para responder suas perguntas no nosso consultório, agende uma consulta hoje mesmo e vamos conversar.

Deixe um comentário

Rolar para cima