Dra Izabella Rached – Dermatologista, alergologista e imunologista clínica

Imagem de consulta médica Candidíase Feminina de repetição

Candidíase Feminina de Repetição

A Candidíase Feminina de Repetição (ou monilíase vaginal) é uma doença extremamente comum, que acomete o trato genital feminino, causado por um fungo da família Candida.

A maioria das mulheres vai apresentar um episódio de candidíase em algum momento de suas vidas, e caracterizam –se por corrimento esbranquiçado com grumos, coceira, irritação e edema vulvovaginal, além de dor durante as relações sexuais.

No tratamento medicamentoso, utilizam-se antifúngicos por via oral, cremes ou óvulos endovaginais, orientado pelo ginecologista.

Entretanto, quando estes episódios passam a se repetir (4 ou mais por ano), estamos diante de um quadro de candidíase de repetição, que deve ser investigado, porque uma gama de fatores pode estar relacionada à cronicidade.

Os desencadeantes da candidíase de repetição podem estar associados a hábitos de vida, qualidade da higiene íntima, estresse, vestuário (uso de roupas de banho molhadas; roupas apertadas), atividade sexual, fatores hormonais, diabetes mellitus, uso de antibióticos de amplo espectro e, ainda a algum quadro deficiência no sistema imune, que deve ser avaliado por um imunologista clínico.

Estamos a disposição para responder suas perguntas no nosso consultório, agende uma consulta hoje mesmo e vamos conversar.

Deixe um comentário

Rolar para cima