Dra Izabella Rached – Dermatologista, alergologista e imunologista clínica

principais tipos de dermatite

Principais tipos de Dermatite

Neste post você vai encontrar os principais tipos de dermatite, fique atento aos sintomas e caso tenha algum deles não hesite em procurar uma médica especialista.

Dermatite seborreica

A dermatite seborreica é um problema de pele que afeta maioritariamente o couro cabeludo e regiões oleosas da pele, como os lados do nariz, orelhas, barba, pálpebras e peito, causando vermelhidão, manchas e descamação.

Dermatite alérgica

A dermatite alérgica, também conhecida como dermatite de contato, provoca o surgimento de bolhas, coceira e vermelhidão em locais da pele que estiveram em contato direto com uma substância irritante, como, por exemplo, bijuteria ou produtos cosméticos.

Dermatite atópica

A dermatite atópica é um tipo de dermatite crônica da pele caracterizada pelo aparecimento de lesões vermelhas e/ou acinzentadas, que causam coceira e, por vezes, descamação, especialmente em dobras de pele, como atrás dos joelhos, virilhas e dobras dos braços, sendo muito comum em crianças.

Dermatite herpetiforme

A dermatite herpetiforme é uma doença de pele auto-imune causada pela intolerância ao glúten, que se caracteriza pelo aparecimento de pequenas bolhas que provocam sensação de queimação intensa e coceira.

Dermatite ocre

A dermatite ocre ou dermatite de estase, ocorre geralmente em pessoas com insuficiência venosa crônica e caracteriza-se pelo aparecimento de uma coloração arroxeada ou marrom nas pernas e tornozelos, devido ao acúmulo de sangue, especialmente no caso de varizes.

Dermatite esfoliativa

A dermatite esfoliativa é uma inflamação grave na pele que provoca descamação e vermelhidão em grandes áreas do corpo, como peito, braços, pés ou pernas, por exemplo. Geralmente, a dermatite esfoliativa é causada por outros problemas crônicos de pele, como psoríase ou eczema, mas também pode ser causado pelo uso excessivo de remédios como penicilina, fenitoína ou barbitúricos, por exemplo.

Sempre procure uma alergologista para identificar a que tipo de substância a pessoa é alérgica, por meio de uma série de testes e de exames. Isso permite que a pessoa com alergia evite ao máximo o contato com esses materiais no futuro.

Estamos a disposição para responder suas perguntas no nosso consultório, agende uma consulta hoje mesmo e vamos conversar.

Deixe um comentário

Rolar para cima